sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Alimentos que fazem mal à saúde

7 alimentos que você deve parar de comer imediatamente ou comer com moderação

7. BARRAS DE PROTEÍNA

barras de proteina
As barras de proteína são sensação entre as pessoas que malham e querem ganhar massa muscular. O problema é que, por serem alimentos processados, a maioria delas contém ingredientes nada saudáveis, como proteína de soja processada, açúcar refinado, gordura hidrogenada, entre outros.

6. BARRAS DE CEREAIS

barra de cereal
Por sua praticidade, as barrinhas de cereal muitas vezes substituem um lanche ou são consumidas para enganar a fome. O problema é que, apesar das frutas e das sementes nafoto das embalagens, os ingredientes que as compõem são muito prejudiciais: xarope de milho, que é rico em frutose; açúcar; gordura saturada. Além disso, algumas são hiper calóricas! Não se deixe enganar pelo discurso de alimento saudável. Barrinha de cerealnunca mais!

5. BISCOITO RECHEADO

biscoito recheado
Quem resiste a essas guloseimascerto? Biscoitos recheados costumam ser a alegria do lanche da tarde. O problema é que essas delícias contêm altas quantidades de açúcar, além de gordura saturada, o que favorece o aumento do LDL (o “colesterol ruim”) e a diminuição do HDL, considerado o “colesterol bom”. E esse desequilíbrio nas taxas de colesterol pode levar a doenças cardiovasculares graves. Isso sem falar nos aditivos e cortantes usados na receita.

4. PIZZA

pizza-congelada
Calma, nem todas as pizzas são vilãs! Tudo depende de como são preparadas. Mas aquelas congeladas vendidas em supermercados são um veneno! Essas pizzas contêm farinha branca, que é transformada em açúcar pelo nosso corpo logo após ser consumida, além de estarem cheias de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Ou seja, quer comer pizza? Faça a massa em casa!

3. DONUTS

donuts
Pois é, caro leitor. Infelizmente o donut é um dos grandes vilões da alimentação. Na composição dessa guloseima encontramos nada menos que entre 35% e 40% de gorduras trans, super condenada pelos nutricionistas. Esta substância é a causa de muitas doenças cardíacas e cerebrais. Isso sem falar no açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares.

2. EMBUTIDOS (SALSICHA, MORTADELA, SALAME)

embutidos
Tem coisa mais gostosa que um cachorro-quente com aquela salsinha quentinha, coberta de molhos e mais molhos? Pois é, esqueça!! Tanto a salsicha como outros tipos de embutidos e frios, como salame, mortadela, presunto, costumam ser carregados com nitrito de sódio e outros conservantes químicos que podem te matar. Essas substâncias têm sido associadas a doenças cardíacas e câncer.

1. CHURRASCO

churrasco
Acredite, meu amigo, churrasco também pode fazer mal. O problema não está no ingrediente, mas na forma de preparo. A fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno. Fica difícil evitar o churrasco, né? O jeito é comer com moderação…

4 das piores comidas industrializadas

dvsefg
A correria do dia a dia leva as pessoas a buscarem refeições rápidas, que não demandem muito tempo de preparo e sejam práticas. Por isso, alimentos industrializados, prontos para o consumo, fazem muito sucesso. Quem nunca matou a fome com um miojão?
Mas nem tudo são flores. Esses alimentos são verdadeiros vilões da vida saudável, contém inúmeras substâncias que podem não só engordar, mas também, colocar em risco a sua saúde. Para se ter uma ideia, nos EUA, 1 em cada 10 adultos tem diabetes, são 1,6 milhões de casos são diagnosticados por ano. Além disso, 70% da população é considerada acima do peso.  Acredite, nós brasileiros não estamos  tão bem assim. Hoje 50% da população brasileira está acima do peso. Fique atento e conheça alguns dos piores alimentos industrializados:

NUGGETS

nuggets chick_nugget
Os Nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Muito embora alguns defensores de comida saudável já tenham provado seus males, a maioria das pessoas ignora os fatos e continua comendo esse tipo de gordura. Mas, vamos a realidade: os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar. Além disso, são processados com a pior parte do frango: olhos, patas, miúdos, bicos, tudo muito rico em gorduras e amônia (sim, amônia!), para evitar a contaminação por bactérias, corantes e aromatizantes.
Acompanhe a experiência frustrante do chef Jaime Oliver  ao tentar, involuntariamente, convencer criancinhas a não comerem mais nuggets:

MIOJO

miojo
Criado pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, o miojo é um dos vilões da vida saudável. Para que o macarrão fique desidratado, daquela forma que encontramos no pacote, ele é pré-cozido e frito. Por isso, possui o triplo de calorias do que o macarrão convencional, além de gorduras trans. Se não bastasse, pesquisas recentes mostraram que o macarrão instantâneo faz mais mal do que se imaginava. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), recentemente, analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.
Miojo, sinônimo de sobrevivência: será?

LASANHA DE MICROONDAS

lasanha-bolonhesa-f8-16731
Os adeptos da comida congelada precisam ficar mais atentos, pois  esse tipo de alimento semi pronto é rico em gordura saturada, ou seja, eleva os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial. Além disso, são extremamente calóricos, uma lasanha de microondas possui em média 900 Kcal, quase a metade de calorias que você deve ingerir por dia.

TEMPERO INSTANTÂNEO

DSCF0709
Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas esses cubinhos são quase um “veneno” para sua saúde. Eles contém elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos estimulam o paladar, fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo. Pior ainda, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico pode causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial.
Alimentar-se bem é essencial para sua saúde, evite os alimentos citados acima e procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.

E VOCÊ VAI CONTINUAR COMENDO??? OU VAI MODERAR??

Nenhum comentário:

Postar um comentário